top of page

Clube de leitura

GRUPO PET APRESENTA Clube de Leitura "MARIA FIRMINA DOS REIS"

WhatsApp Image 2021-02-24 at 10.05.00.jp

HISTÓRIA DE MARIA FIRMINA DOS REIS ESCOLIDA PARA NOMEAR O CLUBE DE LEITURA DO GRUPO PET

    Maria Firmina dos Reis (1822-1917), nasceu na cidade de São Luís no Maranhão. Viveu em um período e extrema segregação racial e social, filha ilegítima, não conheceu o pai, aos 5 anos ficou órfã e foi morar com sua avó na cidade de Guimarães. 
Professora e escritora, foi a primeira mulher romancista brasileira. Fundou na cidade de Maçaricó, a primeira escola mista e gratuita do Maranhão e umas das primeiras do país. 
Publicou ao longo de sua vida diversos textos, poemas, crônicas, enigmas e charadas, atuando também na composição de um hino de louvor a abolição da escravatura. 
Escreveu seu único romance, Úrsula (1859), considerado o primeiro romance publicado por uma mulher negra em toda a América Latina,e primeiro romance abolicionista feminina brasileira. Publicou o conto Guapeva (1861), uma narrativa curta de temática indianista e o conto A Escrava (1887), texto abolicionista sobre o regime servil. 
Suas obras ficaram esquecidas por mais de um século, incluindo poemas, contos e músicas.

Clube do Livro Maria Firmina dos Reis- ensaio sobre a cegueira (8) (2).png

☑️O projeto Clube da Leitura, realizado pelo grupo PET Conexões dos Saberes Politicas Publicas e Agroecologia em conjunto com o Centro de Documentação em Cooperativismo Regional e Agroecologia Padre Arizmendiarrieta (CEDOCA), visa o desenvolvimento do apreço pela leitura de diferentes estilos literários, para assim, ao final do período de leitura, poder ser debatido com todos os participantes, os aspectos mais interessantes da obra, suas qualidades e as dificuldades no momento de leitura.

📚 Se fosse possível viajar no tempo, quem você gostaria de encontrar? “Embora seja um livro ambientado no Japão, os temas que exploro são universais – amor, perda, recordações, amizade, gratidão, arrependimento e redenção.” Em uma ruazinha estreita e silenciosa de Tóquio, num subsolo, existe um estabelecimento que, há mais de 100 anos, serve um café cuidadosamente preparado. Além disso, uma estranha lenda urbana conta que os clientes podem viver ali uma experiência única: fazer uma viagem no tempo. Em Antes que o Café Esfrie, conheceremos quatro pessoas que precisam viver essa experiência, porém... A jornada envolve riscos e possui regras, por sinal extremamente irritantes: no passado, você só poderá encontrar pessoas que já estiveram no café; os clientes têm que se sentar numa cadeira específica e não é possível se levantar durante a viagem; nada que for feito ou dito mudará o presente; é preciso voltar antes que o café esfrie... Um livro para ser lido e relido... e relido... e relido...

👨‍🏫Autor: Toshikazu Kawaguchi
✨Gênero: Romance
🗓Data: 03 de Novembro de 2022
🕰Horário: 12:30 hrs
🏠Local: CVT.
 

Como vai funcionar?

O projeto Clube da Leitura, realizado pelo grupo PET Conexões dos Saberes Politicas Publicas e Agroecologia em conjunto com o Centro de Documentação em Cooperativismo Regional Padre Arizmendiarrieta (CEDOC), visa o desenvolvimento do apreço pela leitura de diferentes estilos literários, para assim, ao final do período de leitura, poder ser debatido com todos os participantes, os aspectos mais interessantes da obra, suas qualidades e as dificuldades no momento de leitura.

PARA MAIS INFORMAÇÕES ASSISTA O VÍDEO

MEMÓRIAS PÓSTULAS DE BRÁS CUBAS

WhatsApp Image 2021-04-07 at 11.34.52.jp

 “Memórias póstumas de Brás Cubas”, publicado em 1881, é uma das principais obras do escritor Machado de Assis. A publicação desse romance é considerada o marco inicial do Realismo no Brasil,  e seu autor, por consequência, é reconhecido como o pai de tal movimento em terras brasileiras.
Sinopse: 
Após ter morrido, em pleno ano de 1869, Brás Cubas decide por narrar sua história e revisitar os fatos mais importantes de sua vida, a fim de se distrair na eternidade. A partir de então ele relembra de amigos como Quincas Borba, de sua displicente formação acadêmica em Portugal, dos amores de sua vida e ainda do privilégio que teve de nunca ter precisado trabalhar em sua vida.

ÚRSULA

WhatsApp Image 2021-03-01 at 18.31.39.jp

     Obra inaugural da literatura afro-brasileira, Úrsula é um dos primeiros romances de autoria feminina escritos no Brasil. Maria Firmina dos Reis, mulher negra nascida no Maranhão, constrói uma narrativa ultrarromântica para falar das mazelas sociais decorrentes da escravidão.

       Tancredo e Úrsula são jovens, puros e altruístas. Com a vida marcada por perdas e decepções familiares, eles se apaixonam tão logo o destino os aproxima, mas se deparam com um empecilho para concretizar seu amor.                  Combinando esse enredo ultrarromântico com uma abordagem crítica à escravidão, Maria Firmina dos Reis compõe Úrsula, um dos primeiros romances brasileiros de autoria feminina, em 1859. Por dar voz e agência a personagens escravizados, é vista como a obra inaugural da literatura afro-brasileira. Retrata homens autoritários e cruéis, mostrando atos inimagináveis de mando patriarcal e senhorial em um sistema que não lhes impõe limites.

LIVROS INDICADOS

DAQUI PRA BAIXO

Aos 15 anos, Will conhece intimamente a violência. Ela está à espreita no dia a dia de seu bairro, nos avisos para que não volte tarde para casa, nos sussurros dos vizinhos sobre mais uma pessoa que foi morta. Dessa vez, os sussurros são sobre seu irmão mais velho. Shawn foi assassinado na rua onde a família mora.

OLHOS D'ÁGUA

WhatsApp Image 2021-09-21 at 15.54.30.jpeg

Olhos d’água é um livro de contos (são quinze contos no total), que refletem sobre a pobreza, a miséria, a desigualdade social, a violência e a vida de mulheres, negros, favelados e outras diversas personagens envolvidas nesses contextos em dilemas sobre o amor, a vida e a ancestralidade africana.

WhatsApp Image 2021-10-25 at 11.06.10.jpeg
bottom of page